domingo, 31 de dezembro de 2023

Que venha 2024

 E aqui sentada em frente uma bacia de pêssegos bem cheirosa, revisito o ano , como tantos que passaram...

Foram muitos Réveillons de Nova York a Itaobim, aproveitei de todos, bebendo tudo que via pela frente e dançando todos os ritmos.

A última bebedeira foi quando voltei de Itaobim de ambulância com o pé quebrado, depois de muita lambada no final de ano.

Esse ano que passou, precisamente foi o início do melhor, pois o que sofri e chorei nos  quatro anos passados, não tá escrito...

Na virada do ano passado, comecei a me  situar da minha sobrevivência, da minha resiliência.

Sobrevivi ao Genocida,.sobrevivi ao escárnio, a prepotência e acima de tudo sobrevivi dia a dia, sem esquecer minha leveza e alegria!

E o ano que termina, além de voltar a respirar , nos trouxe o Francisco, meu bisneto, saudável, lindo e com uma energia e alegria contagiante pra combinar com as mudanças.

Nosso neném se juntou a Bela, Gigi e ao Tuco, pra encher nossas vidas de alegria e gratidão.

O ano transcorreu calmo, a vida dentro da mais completa ordem e eu  ainda fiz bodas de ouro!

50 anos com a mesma criatura que chegou numa noite de Natal e que faz os sinos do meu coração baterem num compasso normal  recheado de todos os aprendizados e ensinamentos!

Me deu os filhos, os netos e os bisnetos e me dá todo dia a base de ser quem eu sou!

Que venham mais netos, bisnetos, mais anos com a vida que tenho, seguro mais umas trinta viradas !

Que Deus continue nos abençoando e somos gratos em ter uns aos outros.

Sou grata em voltar a ver as pessoas buscando seus sonhos, a saúde ser direito, a educação incentivada, e o amor ser o caminho... 

Muita energia, muita saúde  e que a paz volte na Ucrânia e na Palestina e assim o ano que se inicia será bom pra todos!

Viva nós que esperançamos !

Viva nós sobreviventes !

Viva o mundo, quando for bom pra todos viver!

Viva 2024 com a benção do maior de todos, Deus!

E nos aqui com o Chico...

sábado, 9 de dezembro de 2023

Injustiça das diferenças.

 Aí vendo essa mulher de Cabral ser solta pra cuidar dos filhos menores me lembrei de uma amiga que engravidou na cadeia e ia ter a filha lá. ..

Ela não tinha ninguém da família em Valadares e por um tempo ficaria com a criança na cadeia e depois alguém dela, teria que levar pra  cuidar. 

Lembro que Dra.Ângela Pace era secretaria de segurança do Estado e eu a conhecia da Diretoria de Saúde e quando fiquei sabendo dessa situação, busquei ajuda nela, que graças a Deus é uma pessoa humana e atendeu prontamente, sendo essa pessoa transferida pra onde morava a irmã e lá no conforto de uma casa comum a filha nasceu .

Ela acabou ficando em casa sem ter que voltar pra  cadeia,creio que errar todos erram e principalmente no caso que conto foi a ligação de amor que a levou até ali. 

Isso que conto aconteceu a muito  tempo, essa amiga refez  a vida e e filha hoje e uma moça bonita,estudada e educada.

Mais se isso aconteceu ha muito tempo nao podemos esquecer que  ate hoje as mulheres continuam parindo em cadeias.

Lembro tambem que Ana Rita, uma amiga da Defensoria Publica me contou de uma mulher que foi presa com cocaina no aeroprto de Confins e que tinha deixado 5 filhos sozinhos na Bolivia que moravam na zona rural e a preocupaçao era como avisar alguem pra ir la pegar os pequenos ..

Eram varias historias de dor, de maes que pela necessidade ou por causa dos conjuges se viam nessa situaçao, tendo  os filhos de alguma forma tambem tendo que pagar as penas com  elas, dividindo as celas nos primeiros seis meses ,ou sendo dados pra adoçao ou sendo entregues pra parentes ...

Pois é, pelo tanto que roubou esse casal la no Rio de Janeiro quando ele era governador e ela primeira dama ,alguem da familia deve ter sobrado pra cuidar dos filhos adolencentes ,mais como aqui no Brasil  pau que dá em Chico náo da em Franciso ficamos daqui vendo esses absurdos, 

Torço  pra um tempo em  que as mulheres que ocupam cargos de destaque, usem para o bem de outras que nao tem a mesma sorte, e que tenham a honradez de ter boas historias como essa aqui que estou contando para enaltecer, ter orgulho e agradecer Dra. Angela Pace !