domingo, 12 de outubro de 2025

 O Papa chegou !

Nao é Pop Star, nao é lindo, nao é novo, nao esta distribuindo dinheiro, nao  esta num carrao e nem promete os ceus e muito menos a salvaçao! 

Estavam muitos lá e eu aqui arrependida de nao ter ido, ver de perto, me emocionar e chorar de paz e alegria de saber que ainda somos muitos e que ainda somos capazes de sentir o desprendimento  e  a delicadeza de uma pessoa comum, mas com tanta autoridade pelo mundo a fora, passar no meio de todos com os vidros  do carro e o coraçao abertos, distribuindo afagos, acenando e sorrindo, em paz e sem medo, confiando só no amor de todos que estavam ali !

Adorei!


Vida sempre, mesmo depois...

Vida sempre, mesmo depois ....

Com a morte da mInha ,mae,  desde 2004 tenho uma diabete emocional que me impede de doar sangue.
Fui doadora por muitos anos, doava três vezes por ano e muitas vezes tam6brm doei plaquetas.
Pra doar plaquetas que é uma doação que acham mais invasiva muita gente por desconhecimento não faz, acham que passar o sangue pela máquina e voltar pra si pode trazer doenças, mais como tudo e descartável, esse risco não existe.
Nunca voltei de uma doação por algum motivo, meu sangue sempre foi forte limpo e bom ; nunca doei pra alguen da minha família pois graças a Deus nunca  precisaram, digo isso pois sei que muitos só se tocam quando precisam ou quando alguém próximo está  em dificuldade.
Guardo vários certificados de agradecimentos que recebi do Hemominas, em 2005 fui na Universidade de Nova York me inscrever  no banco mundial de medula nem a neve nem a coluna catimbada me impediu ..
To escrevendo isso porque hoje é dia do doador e a única coisa que me deixa triste nessa vida é não mais poder ser doadora de sangue ou plaquetas, mais o resto, que é o corpo que habito posso, já  me inscrevi e carrego uma carteira pra quando não mais estiver aqui servir de estudo, pesquisa ou o que quiserem doei meu corpo no intuito de continuar servindo após a minha morte pra Faculdade de Medicina da UFMG. 
Espero que o que escrevo possa incentivar alguem, creio que é pra isso que serve ter saúde pra facilitar e cuidar de quem não tem e se hoje o sangue não ajuda, minhas palavras, meu tempo e meu carinho ainda estão aqui....

PUBLICADOS

 Maria, Bom  Jesus e seus  Anjos 

Com Chico Buarque, não dá pra dormir ...


.Do São João a Miami só é preciso coragem!

´Por traz do véu de Alá

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Tempo, tempo, tempo....

 Tempo, tempo, tempo...


Domingo tá cada dia mais perto, o fim do mês chega que nem precisa o mês acabar e quando menos se espera vem dezembro  é Natal..

 Janeiro é nosso aniversário   e quando num piscar de olhos parar pra ver, vamos estar os dois, nessa porta com 70, depois 80!

Eu vou olhar pro outro lado da rua e um senhorzinho.eurugado de cabeça branca será  voce e eu nem quero me imaginar...

Há uns anos atrás velhice e morte estavam longe de mim, mas agora morro um pouco a cada dia quando acordo e sei que aquele já pode ser o último.

Os 66 que já vivi é muito pra viver novamente, se olhar pra traz o distanciamento do tempo nao tem mais tempo. Se pros pequenos falta muito pra um tanto de coisas, pra mím um tanto delas já passaram e as novidades já não tem o mesmo glamour, tudo se transforma num dejavu, numa normalidade que os dias mornos como nos livros que li, só fazem o ar ficar mais parado, as folhas quietas na janela e a vida correndo...

Quando acordo fico um tempo meditando, agradecendo e vendo o clarão do dia.

Gosto de pensar nos netos, pensar no que vou almoçar, e no primeiro remédio do dia, olho minha bagunça organizada, meu.quarto cheio de possibilidade de costura, bordado, leitura e como lagartixa que resolve ficar  ao sol,  fico aqui apreciando meus pensamentos. 

Penso , penso, resolvo ver na TV um filme, uma entrevista ou então uma música boa, danço, canto junto e resolvo sair, dar uma volta...

Paro pra conversar com o verdureiro, com o menino da farmácia com a Dona que puxei assunto no supermercado...

Adoro conversar com qualquer pessoa, sobre qualquer coisa, isso já me fez tomar uns pitos de minha neta, mas nao me importo,  enquanto isso o tempo.continua voando e passando igual poste na estrada quando  viajamos de ônibus. 

 E a lua, já parou pra perceber que a lua te segue na estrada? Experimente numa noite de lua cheia olhar a lua e ela vem atrás na mesma velocidade do carro...

Já vi muitas luas andarem comigo !

Mas voltando ao tempo acho um saco ser mantida com remédios, remédio pra colesterol, pra diabete emocional,  Puran tomo e nao lembro pra quê,   no final sao 6 remédios ai vem vitamina Dcolágeno pros ossos e eu que tomo tudo de uma vez nao sei como faz lá dentro da barriga,  pra cada um ir pra uma coisa, mas que é muito é !

Voltando ao tempo, me falta mais tempo pra frente, porque o pra trás já vivi e agora quero que dê tempo pra um tanto de coisas que ainda quero fazer: viajar, morar foraaprender tocar violãoaprender inglês que desde quando ouvi Gal cantando ' Baby', encasquetei mas até hoje nem Espanhol, com o esforço da minha filha eu aprendi.

E o tempo, rápido  como foi essa chuva que acabou de cair e que esperamos há dias, insiste em passar...

Quanto tempo terei pra frente nao sei, pra trás eu sei,  foi bom. Agora nesse momento, o que eu quero mesmo é  parar de escrever bobagem, sair do lugar que Tadeu afirma que é dele na cama e ir ali, tomar um banho frio que nem deu.tempo descer pra banhar na chuva e depois tomar  um chá de jasmim,  deitar, dormir, sonhar  e esperar  que amanhã  o tempo fique comigo por mais um dia, e que por vários outros, mesmo com pressa, ele passe por mim, aqui!

sábado, 4 de outubro de 2025

Ainda nao aprendi a ser avó.

 Ainda nao aprendi a ser avó. 


Aí a criaturinha todo dia bate na outra, belisca empurra, cutuca..  

Ontem a dona brava bateu com uma laterna na testa da outra e a mãe deu uma bronca e a fez pedir desculpas. 

 Pensa na carinha maís linda e doce pedindo desculpa, só que é muita desculpa que ela precisa pedir, e muitos motivos a outra tem pra não desculpar.

A pessoa é um fiapo de gente, e o que tem de pequena tem de decidida, dona da vontade.  Em uma viajem viu a primeira fonte dos  desejos.

A mãe explicou sobre jogar moedinhas e fazer pedidos.

A irmã fez e ela também!

A irmã continuou o passeio e quando a mãe quis saber logo contou , desejava ser uma princesa, forte e corajosa...

E ela  tinha susurrado no ouvido da mãe  que o desejo dela era ter uma aliança  um príncipe e casar.

A mãe tenta, em tom professoral, explicar  que ela só terá esses desejos realizados quando for grande e que ia demorar, ela fecha a cara, da de ombros e só responde: tá bom, tá bom...

O pai, olhando as duas, nem imagina do que  uma simples fonte é capaz!

Há pouco tempo,  resolveu cortar uma franja sem aviso prévio, a mãe, quando foi dar o  banho e viu o cabelo soltando inteiro do embaraço, quase deu um troço. 

Quando foi secar e viu o  novo formato com franja, a outra em resposta deu de ombros e a resposta ao que tinha acontecido foi : Não quero falar sobre isso!

E assim ficou mais linda do que é, de franja jogada pro lado .

Mas voltando ao início, quando eu tô no telefone  falando com a mãe delas e ela toda dengosa no colo da mãe, a outra chorosa e triste pela lanternada na testa,  eu dei uma bronca nela e a mãe já veio logo lembrar que ela pediu desculpas!

Fui criada às antigas e no meu tempo era: bateu levou. 

Aí tentando acalmar a que chorava me excedi e ensinei quando ela te bater bate nela também, que aí ela aprende que dói. Você não bate porque ela é pequena, mas não deixa acontecer de novo, se te bater, bate também!

A ligação foi cortada nesse momento e eu tentei ligar de novo. 

Minha filha não atendeu e depois mandou uma mensagem assim:

A Belinha deixou a lanterna bater na testa da Gi por acidente, se desculpou. A Gisele nao aceitou as desculpas. Quando você falou para ela bater na Bela, ela bateu. A Belinha chorou por ter ouvido vc mandar Gisele bater nela.

E assim eu fiquei: as duas bravas comigo, e eu na dúvida: será que em 32 anos de experiência eu ainda não aprendi a ser avó?