domingo, 31 de dezembro de 2023

Que venha 2024

 E aqui sentada em frente uma bacia de pêssegos bem cheirosa, revisito o ano , como tantos que passaram...

Foram muitos Réveillons de Nova York a Itaobim, aproveitei de todos, bebendo tudo que via pela frente e dançando todos os ritmos.

A última bebedeira foi quando voltei de Itaobim de ambulância com o pé quebrado, depois de muita lambada no final de ano.

Esse ano que passou, precisamente foi o início do melhor, pois o que sofri e chorei nos  quatro anos passados, não tá escrito...

Na virada do ano passado, comecei a me  situar da minha sobrevivência, da minha resiliência.

Sobrevivi ao Genocida,.sobrevivi ao escárnio, a prepotência e acima de tudo sobrevivi dia a dia, sem esquecer minha leveza e alegria!

E o ano que termina, além de voltar a respirar , nos trouxe o Francisco, meu bisneto, saudável, lindo e com uma energia e alegria contagiante pra combinar com as mudanças.

Nosso neném se juntou a Bela, Gigi e ao Tuco, pra encher nossas vidas de alegria e gratidão.

O ano transcorreu calmo, a vida dentro da mais completa ordem e eu  ainda fiz bodas de ouro!

50 anos com a mesma criatura que chegou numa noite de Natal e que faz os sinos do meu coração baterem num compasso normal  recheado de todos os aprendizados e ensinamentos!

Me deu os filhos, os netos e os bisnetos e me dá todo dia a base de ser quem eu sou!

Que venham mais netos, bisnetos, mais anos com a vida que tenho, seguro mais umas trinta viradas !

Que Deus continue nos abençoando e somos gratos em ter uns aos outros.

Sou grata em voltar a ver as pessoas buscando seus sonhos, a saúde ser direito, a educação incentivada, e o amor ser o caminho... 

Muita energia, muita saúde  e que a paz volte na Ucrânia e na Palestina e assim o ano que se inicia será bom pra todos!

Viva nós que esperançamos !

Viva nós sobreviventes !

Viva o mundo, quando for bom pra todos viver!

Viva 2024 com a benção do maior de todos, Deus!

E nos aqui com o Chico...

sábado, 9 de dezembro de 2023

Injustiça das diferenças.

 Aí vendo essa mulher de Cabral ser solta pra cuidar dos filhos menores me lembrei de uma amiga que engravidou na cadeia e ia ter a filha lá. ..

Ela não tinha ninguém da família em Valadares e por um tempo ficaria com a criança na cadeia e depois alguém dela, teria que levar pra  cuidar. 

Lembro que Dra.Ângela Pace era secretaria de segurança do Estado e eu a conhecia da Diretoria de Saúde e quando fiquei sabendo dessa situação, busquei ajuda nela, que graças a Deus é uma pessoa humana e atendeu prontamente, sendo essa pessoa transferida pra onde morava a irmã e lá no conforto de uma casa comum a filha nasceu .

Ela acabou ficando em casa sem ter que voltar pra  cadeia,creio que errar todos erram e principalmente no caso que conto foi a ligação de amor que a levou até ali. 

Isso que conto aconteceu a muito  tempo, essa amiga refez  a vida e e filha hoje e uma moça bonita,estudada e educada.

Mais se isso aconteceu ha muito tempo nao podemos esquecer que  ate hoje as mulheres continuam parindo em cadeias.

Lembro tambem que Ana Rita, uma amiga da Defensoria Publica me contou de uma mulher que foi presa com cocaina no aeroprto de Confins e que tinha deixado 5 filhos sozinhos na Bolivia que moravam na zona rural e a preocupaçao era como avisar alguem pra ir la pegar os pequenos ..

Eram varias historias de dor, de maes que pela necessidade ou por causa dos conjuges se viam nessa situaçao, tendo  os filhos de alguma forma tambem tendo que pagar as penas com  elas, dividindo as celas nos primeiros seis meses ,ou sendo dados pra adoçao ou sendo entregues pra parentes ...

Pois é, pelo tanto que roubou esse casal la no Rio de Janeiro quando ele era governador e ela primeira dama ,alguem da familia deve ter sobrado pra cuidar dos filhos adolencentes ,mais como aqui no Brasil  pau que dá em Chico náo da em Franciso ficamos daqui vendo esses absurdos, 

Torço  pra um tempo em  que as mulheres que ocupam cargos de destaque, usem para o bem de outras que nao tem a mesma sorte, e que tenham a honradez de ter boas historias como essa aqui que estou contando para enaltecer, ter orgulho e agradecer Dra. Angela Pace !

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Depois de muito caldo, minha fome nao caiu bem.

 Depois de muito caldo minha fome nao caiu bem .


E estou aqui fazendo um caldo de batata com carne moída e taioba que aprendi a apreciar numa madrugada fria do hospital João XXIII. 

Sou de aproveitar o bem que tem em qualquer lugar, como o frango assado com pão e coca cola na funerária que fui voluntaria, comprar um brinco que estava na orelha de quem estava velando uma pessoa onde eu estava...

Nesse dia do caldo de taioba eu estava acompanhando uma amiga que havia tentado suicidio...

Ja assisti a inumeros partos,  pequenas  cirurgias,  ja levei um amigo que bebeu tanto que esqueceu que tinha alergia a camarāo e, numa festa comeu, deu choque alérgico e tive que ir com o sujeito pro hospital ...

2 anos depois fui chamada as 2 horas da manha, o sujeito bêbado novamente comeu uma empadinha de camarāo e minha amiga, esposa dele,  recém parida,  me ligou e tive que pegar um taxi em Santa Tereza  atravessar a cidade apanhaŕ o tonto e levar pro hospital.

Dessa vez ele não  tava bonito... só o bafo de cachaça, a camisa aberta de tão inchado,  parecia que ia explodir e de braço dado comigo... eu apavorada com medo de ser vista com aquela criatura.

Aquele hospital tem historia comigo e, assim se deu o que vou contar aqui:

Tenho uma amiga que guando a barra pesa pro lado dela, ela quer morrer...

Quando nova, certo dia quase cai de cima da ponte do rio Jequitinhonha de tão desesperada que fiquei, quando soube que ela tinha tentado suicidio, anos depois já aqui, um amigo dela me ligou  desesperado que ela estava entre a vida e a morte.

Nem sei como cheguei lá, o motorista de táxi nao sabia se corria ou me acudia.

Entrei pela casa adentro e com ajuda do amigo dela levamos pro taxi que nos levou ao hospital.

La na urgência, ja entraram com ela, enquanto eu fazia a ficha, era submetida a uma lavagem  gástrica (enfia uma sonda pelo nariz  e suga o que a pessoa engoliu depois aplica, acho que é soro, e aspira ate tirar tudo) aquele liquido preto a medida que saia era despejado num balde  e ela  apagada...

Chorei, rezei e ela ali sem se mover, até  que lá pras tantas da madrugada, abre o olho meio grogue e  me vê do lado, me pergunta onte estava,  o que aconteceu, expliquei que estavamos no hospital, eu em lágrimas  no maior carinho do mundo sem nem saber o que dizer...

Enquanto eu estava ali, ainda preocupada, aparece uma moça servindo um  caldo numa vasilha descartável bem pequena...

Peguei duas, minha amiga que quase não se movia olhou e pediu um pouquinho, resolvi  colocar um pouquinho na boca dela, ela engoliu, quis mais, tomou a dela e a minha, pediu mais, fui atrás  da moça peguei  mais duas, uma pra ela que estava fraca e uma pra mim que nem havia experimentado; ela tomou a dela e a minha... no final, como não consegui mais encontrar a moça e ela continuava querendo comer, sai olhando quem tinha pegado e nao tinha tomado; consegui 2 vasilhinhas  ela tomou todas e graças a Deus  dormiu.

Enquanto ela dormia, fiz planos de conseguir a receita daquele caldo que só senti o cheiro.

No dia seguinte ela teve alta e  eu mais tranquila  quando cheguei em casa liguei no hospital, falei que estava gravida e com desejo daquele caldo,  me deram a receita que faço até hoje.

Minha amiga, de outra vez tomou mais um tanto de remédio e desse vez eu nao estava boa da coluna pedi a Tadeu meu marido pra ir ficar com ela no  hospital, lá ele passou a noite e  quando melhorou comeu tudo que viu pela frente como da outra vez.  

Anos depois,  ela fez a mesma coisa só que ai um namorado da época, a levou pro hospital...

Ela ta sumida de mim,

espero que ela apareça  e se vier vai morrer de rir quando souber que eu contei isso aqui, pois ela sabe que no dia depois de ter quase morrido, com o tanto de comprimidos que tomou, eu que fiquei querendo matá-la pela gula de tomar 6 porções de caldo de taioba e nao deixar eu tomar nenhum e nessa tentativa de morte ela que quase me matou de fome e de raiva ...

Nessa minha amiga sempre faltou juizo, mas sobra gargalhadas quando estamos juntas. 

De vez em quando ela some de mim sem  motivo, quando aparece diz que eu sou doida  e que sempre me defendeu quando diziam que eu era doida.

 E por essas e outras eu continuo gostando de minhas amigas mesmo quando a doida tem que ser eu!

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Se Deus deixasse eu faria.

 Se tem uma coisa que se eu pudesse pedir a Deus e ser atendida seria estar no lugar de algumas pessoas .

Ficar um pouco no lugar de Lula pra ele ir ao médico com o irmão  antes dele morrer poder dar um abraço  e dizer que tudo ficaria bem...

Chegar na casa do neto dele no aniversário ou de surpresa num dia qualquer pra busca lo depois da aula e eu lá presa no lugar dele...

Tenho um amigo ligado ao Bipap que seu eu pudesse  meu rim já estava nele, só não daria o meu coração pois ainda preciso que bata e sinta o meu amor pelos meus...

Já vi e sofri vendo pessoas queridas numa morte lenta, num sofrimento que não tinha data pra acabar e o mundo em volta acontecendo e a saudade do que ela já não estava vivendo.

Em vários momentos tenho essa vontade de estar só um pouquinho no lugar do outro, pra ele ir ver algo que não prestou atenção, comer novamente o doce predileto e que sente falta do gosto, ou simplesmente ir dar um abraço apertado com as forcas que ainda tem em quem quer bem.

E hoje, ontem e há dias queria estar no lugar de uma pessoa muito especial pra mim, que fraca , insegura e sem saber até quando,  espera, anseia e precisa estar de volta  pra rir, dançar, fazer planos, colorir a vida, ser quem é!.

Das coisas que aprendi e entendi é a finitude da vida e morrer pra mim é definitivo, sem dor nem planos, simplesmente a continuidade da vida nos que ficam junto da saudade das bonécias feitas e vividas por quem já foi.

Nada posso além do meu  querer,  então rezo e peço a Deus misericórdia, pra quem sofre e sente dores que por eles não posso sentir, e no final só me cabe esperar, me cuidar, pra que esse corpo que carrego, independente dos anos que terei, tenha qualquer pedacinho saudável, pra que de alguma forma tire as dores e prolongue por qualquer tempo  o tempo de outro e assim  ficarei em paz, sabendo que mesmo "depois" consegui ser útil.

É isso, um pouquinho do que penso e gostaria.

Que Deus fortaleça sempre a esperança de quem precisa e que a fé seja sempre maior  que o  nosso medo

quinta-feira, 6 de julho de 2023

O Mundo é do tamanho que se acredita e pra mim é pequenininho...

 O Mundo é  do tamanho que se acredita e pra mim é  pequenininho...


Tá a pessoa no Walmart olhando esmaltes  elogia e pede pra ver o esmalte da outra pessoa  que nem conhece,  tranquilamente num espanhol que não passava do mira que belo este cá,  a moca num inglês fluente fala um monte de coisa e eu só no no compreendo, no don't speak English?  ai ela pergunta donde  es?

 I  am Brazilian!  

Ai ela é mineira anda comigo traduz tudo que não entendo, me oferece carona, ai já animo a pegar um carro que me cabe dentro e encher  de compras, afinal já tinha carona pra levar o peso, de lá  vamos a um Mall, almoçamos brigo pra decidir quem paga a conta, ela me traz em casa e marcamos dela me levar à   missa no domingo, isso foi na sexta..

Ontem  ela passou  aqui, lhe  dei cocada, coador do mercado central e vamos rezar na igreja Santa Vitória lá em Sayrivilhe, depois vamos passear,  comer comida chinesa e conversando, rindo  cada uma contando suas historias, no primeiro dia quando me ajudou com as compras adicionei no face e falei do meu blogg. 

Ontem ela já começou a contar da minha casinha dos sonhos que adorou e eu falando de meu marido e o que ele faz,  ela me falou do irmão que trabalha na BH News ....

.Quando eu disse que o dono de lá  é primo de Tadeu ela toda feliz me falou da atenção e do carinho de Marcílio  Soares quando a mãe dela morreu.

Eu sempre dou carona e num mundo como o de hoje, ninguém faz isso,  pois tem medo e aqui no meio do nada,   ganhei carona e uma amiga,   cada vez acredito mais, o bem que se faz é o bem que se tem   !   

Gracas a  minha fé em Deus e na proteção que Ele me dá é que posso fazer amigos em qualquer lugar,  o mundo é pequeno e redondo,   no final todos acabam se encontrando quem é bom com o que é bom, e eu sou filha Dele por isso sou boa pra caramba e  Ivone  de Paula também!

E continuo por essas e outras não é Beth, Tino Dan, LIzete e Adolfo, dando vivas a América!

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Sou boa mas não sou trouxa

 To entrando no supermercado e um sujeito que esta sempre por ali me pede 1 leite ...

Sempre esta na porta pedindo , eu sempre dou algo...

Pego 2 litros de leite  antes de passar o que preciso, passo o dele primeiro, coloco num saco e entrego.

Continuo embalando minhas coisa e conversando com a moca do caixa, ai escuto; ei gente nao sei pra que usar  mascara, que bobagem, coronavírus não existe inventaram isso pra acabar com Bolsonaro ...

Todo dia ficam enchendo a cabeça do povo com essa historia so pra enfraquecer o presidente..  

Só bobagem pra acabar com o mito!

Ai vem, pendura na grade do supermercado e se dirigi a mim, valeu tia, pelo leite mais tira essa mascara isso tudo é bobagem...

Falei bobagem é o que você esta dizendo...

Não é não, querem acabar com o mito, isso é coisa pra enfraquecer o governo...

Bem pensado,  falado direito, retruquei: Se soubesse que pensava assim não te daria nada .

Ele bem debochado, quer que  eu te devolvo?

Acho que quem estava em volta não esperava o desfecho, pois estendi a mão e ele sem graça me devolveu...

Esse leite vou levar pra fazer sobremesa pros esquerdistas lá de casa e que Bolsonaro e os dele, cuide de suas necessidades, falei em alto e bom som.

É isso, posso até ser boazinha, mais desaforo fica onde acho.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

UFA!

 30 anos de trabalho no Ipsemg. Nos últimos oito anos, achei que não agüentaria esse desgoverno, que me deixou indignada por todo esse tempo, mas como não nasci pra sofrer e muito menos para chorar pitangas, cá estou eu: aposentada, liberada e cheia de gás pra ficar a toa, sem ter que ouvir as besteiras que já ouvi a muitos anos...

Nunca fui como a maioria que quer e se prepara pra trabalhar fora, nunca foi meu sonho de consumo. Trabalhei do jeito que eu quis, fiz o que eu quis, pois tive a honra de fazer amigos como Ceci Laviola, que me levou pra SUHOSP e lá trabalhei com Roberto Jose Bittencourt, que anos depois me convidou para ser sua secretaria. Assim, cheguei à Disa, onde continuei trabalhando com o Dr. Roberto Porto Fonseca, após a saída do Dr. Roberto Bittencourt. Com os dois tive a certeza, que quem tem competência é leve, tem bom humor e  confia nos seus colaboradores , tem ciência da sua sabedoria e autoridade sem autoritarismo. Eles me deixaram fazer do meu jeito, e com essa liberdade trabalhei mais e com mais carinho,  e o que pode ser comprovado, pude fazer melhor.

Olhando pra traz, vejo que os que eu mais incomodei, foram os incomodados que  se preocupavam com o meu horário, com o que eu vestia, com a minha alegria, minha energia e acima de tudo com a minha liberdade!

Sempre tive certeza que trabalho é um modo de ganhar dinheiro para pagar coisas que me agradam, então nunca vi ali como minha casa, nem os colegas como minha família,  eu sempre tive certeza  das minhas raízes e do meu porto-seguro, que são meu marido, meus filhos, netos e bisneto.

Sei que de todos os colegas, poucos carrego para a minha vida, respeitei todos, não engoli alguns, e os mais queridos sabem,  para eles dei e dou todo o meu calor,  por telefone, numa rodada de bar ou no aconchego de nossas casas .

Como digo sempre, nunca deixei de dar um abraço ou uma palavra de carinho a alguém, porque tinha que bater ponto,  ria na hora que achava graça e chorava mais pelas dor dos outros do que pelas minhas poucas. 

Portanto, deixando os entretantos e indo direto aos finalmentes, como muitos eu não morri, não me deprimi e não me colocaram cabresto. Falei o que eu quis pra quem mereceu ouvir, palavras doces, afagos, guloseimas e mimos pra quem mereceu e continua merecendo. Para os outros... os outros são os outros e só!

Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 10 de março de 2023

Quando os médicos cubanos chegaram...

 A 10 anos quandos os medicos Cubanos chegaram...


Acabou o Fantastico e agora to aqui de bobeira, tao cançada que tô ate sem sono...

De sexta pra sabado Tadeu resolveu convidar uns amigos e la foi eu, mostrar meus dotes culinarios !

Ontem com Henrique, curtindo ressaca e preguiça, pensei que ja estava bom pro final de semana, a chuva atrapalhou um aniversario que ele tinha e ficamos aqui de bobeira brincando .

Ele conta cada historia mirabolante e nao entendeu um filminho do pai dele com a idade que ele tem hoje, é como se ele estivesse dançando mamonas assassinas num remelecho só, ele la olhando ate dormi e sonhar ...

Acordou hoje inspirado contando sonhos e historias enquanto o Vô preparava o cafe.

Ai lembrei, minha filha de bom coraçao convidou os alunos dela pra um tour pela feira e de lá viriam comer algo e tomar uma gelada,  mais uma vez lá foi eu com meus dotes culinarios, fazer chilli, pallha italiana,capetinhas ...

Os cubanos esperimentaram o nosso tempero e carinho e em troca encheu a casa de dança, alegria e cantoria ao som de muita salsa e samba de Zeca Pagodinho!

Eram 26, mais alguns amigos da Venezuela e Argentina, os cubanos deixaram pra traz as familias e suas  historias e vieram pra cá começar outra.

Nada melhor que vida animada, familia unida e gente desconhecida, pra nos aguçar a curiosidade para o mundo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

PREFIRO SER VÍTIMA DO QUE ALGOZ

 Prefiro ser vitima do que algoz!

A crente, a irma, a salva, nao reconheceu no irmao a si mesma e apontou um inocente que ficou preso por 16 dias, agora ela reconhece o erro e pede perdao, diz que Deus é fiel!

Deus é fiel para aquele que nao é ladrao e que estava preso injustamente.

Conheço crentes que oram e abençoam o tempo todo, sao de oraçao e pouca açao, no geral uma enganaçao !

Se voce nao enxerga bem, sem ou com oculos, no claro ou escuro, na duvida, nao aponte nada, nem ninguem.

Posso ficar sem qualquer bem material, nao me importo, só nao quero ficar sem o bem que tenho em mim.