quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Abacate com açúcar.
La em Itaobim, quando meus filhos eram pequenos, não existia papinhas prontas, danetes, danones, cereais, sucos de caixinha, todinho e outras bobagens industrializadas.
Então, quando os bebes tinham três meses já começava a comidas amassadinha, caldinho de feijão com arroz, abobora madurinha, batata e batata doce, chuchu, era tudo muito simples e saudável .
Meus meninos foram criados assim, comendo de tudo e sem frescuras, as frutas que comiam eram de época e naturais, não existia esse tanto de qualidade tipo, pera, kiwi, nectarina, ameixa, caqui, lichia, lá se conhecia, seriguela, acerola, tanja, cajá caju, melancia, mamão, goiaba, manga, pinha, tamarindo, araçá, abacate....
Uma vez alguém começou a comer tudo que eu fazia pros meninos, os sucos, a comida amassadinha as vitaminas...
Ai tive uma ideia, fiz uma vitamina de abacate e coloquei um pouco em cada mamadeira misturei pimenta e por cima o resto da vitamina, como de costume, deixei na geladeira na parte de baixo pra ficar fresquinha “para os meninos”, qual não foi meu susto, quando pouco depois, Ritinha, que trabalhava lá em casa, chegou enlouquecida, tossindo e falando pra eu não dar aquilo pros meninos, porque o copo do liquidificador devia estar sujo com pimentas e que ninguém aquentava o ardor !
Descobri que era ela que surrupiava as comidinhas dos meus meninos, ai me fazendo de brava falei , agora foi pimenta, da próxima, pode ser veneno, ela arregalou os olhos e a partir desse dia, tudo que era deles, ela não comia .
Depois de muito tempo, ela já tendo os filhos dela, descobri que gostava mesmo de comida de bebe, porque mais comia, do que alimentava os dela, fazia o dobro do que precisava, se deliciava com o mingau tanto, que a medida que os filhos cresciam, ela aumentava pros lados, hoje, lá esta minha amiga, que me ajudou a cuidar dos meus, bem gorda e feliz, adorando também cuidar dos netos.....
Tem uma meia dúzia e com o tanto de novidades nas prateleiras dos supermercados, eu acho que não tem jeito, em pouco tempo, vai ter que partir pra uma redução de estomago, senão, não viverá para aproveitar os bisnetos e as novidades que a cada dia enchem as prateleiras.
Nesse momento, comendo um pedaço bem grande de abacate com açúcar, me lembro desse causo e também de como corri com uma simpatizante do meu marido, colocando pimenta malagueta num doce de leite, a garota que na época era como as pir guetes de hoje, saiu lá de casa tossindo e com os olhos lacrimejando...
E umas dez pessoas que adoraram quando eu servi o doce e não entenderam a tosse dela, morreram de rir, quando eu expliquei o ardor do doce especialmente servido a ela, e tiveram certeza, que meu marido, só Deus me leva !

Escrito em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário