sexta-feira, 8 de maio de 2015

Acabou o Natal!

                                                             Acabou o  Natal!


Peru assado, pernil assado, tender, frutas frescas,   arroz, farofa, castanhas, palha italiana,  manjar branco, pudim de leite condensado, trufas de especiarias com bastante pimenta,  pé de moleque, balas, uísque, vinhos, cerveja,  refrigerante água de coco...
É a fartura aqui ta grande,  pensar que  anos atrás tudo se resumia a frango assado, farofa  com  de uvas passas (daquelas de caixinha que custava o olho da cara)  arroz , duas garrafas de coca, dividida entre nos quatro,  um pudim de leite condensado pra durar até o réveillon..
Se sobra comida, falta saúde pra comer tanto, antigamente era o contrario, faltava comida e você ficava ali sonhando, com a casa da mãe, com  porco assado inteiro, do peru, que tinha de tomar quase um litro de pinga pra amaciar a carne, macarronada com ovo cozido,  de sobremesa um doce de leite de pelotinhas que aqui diz que é ambrosia ...
É se tem tanta fartura  falta quem pode comer tudo isso sem culpa e sem remédio, pois é  colesterol alto, glicose querendo competir na altura, não dá, pois  tudo que é bom é ilegal, imoral ou engorda .
É , acabando o Natal, lá vem as festas da passagem de ano, que como dizia minha mãe eram festas de ano bom , com tudo de novo que se tem direito, muita comilança e bebedeira, pra extrapolar, engordar e ser  feliz, desejando que venha mais um ano prospero, com muita paz, amor,  saúde e muita, mais muita coisas gostosas que nos faça arrepender de comer  no ano que vem e começar tudo de novo!
A vida tem dessas coisas, segundo Graciliano Ramos, esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, mas se ela quer de mim coragem, ah! essa eu tenho!
Coragem de para o ano ( como também dizia minha mãe) experimentar tudo que aparecer de novidade , foi assim que conheci comidas que experimentei e adorei como lichia, carne com gengibre, thai, salada mediterrânea , algumas pessoas que conheci nas ruas, nos corredores de hospital, nas filas de supermercado que me ensinaram coisas, receitas e a passar o tempo ...
Saboreio hoje as lembranças que me passaram e espero  a surpresa  do ano que chega,  que seja muito bom e cheio de  novidade como  eu,  pra quem não me conhece, que venha 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário