sexta-feira, 8 de maio de 2015

Eu prefiro ser vaca na Suíça

                                                    Eu prefiro ser vaca na Suíça


Outro dia elogiando a paisagem de um filme na TV meu marido foi logo dizendo, lá no vale quando chove e fica  verde é bonito assim .
E quando passa o Sena ele se lembra do rio Jequitinhonha quando da enchente de 79 que parecia que o mar tinha chegado até Minas, em tudo no mundo compara ao vale,  as vezes concordo, outras ...
Conversando sobre outras vidas e outras moradas ele afirma que quer nascer no mesmo  lugar, lá em Itaobim, na mesma casa com os mesmos amigos e por ai vai.
Se eu puder escolher, mudo logo de país, vou ser metida, quero nascer na Europa, ter olhos azuis e pele branca que nem leite, porque não? 
Quero a experiência de ser chamada de branquela, amarela, desopilada, leite azedo, qualquer coisa que usamos pra xingar quem é branco.
Esse negócio de dizer que tem orgulho de ser negro, pra mim é balela, pois não lembro de ter sido branca pra comparar, dizer que tem orgulho de ter vindo de baixo de ser humilde é só conversa, como falar que é ruim ou que prefere uma coisa, se não conhece  outra?
Eu queria ter nascido em berço de ouro e não passar a vida sonhando com o berço esplêndido que o Brasil teima em nao me  oferecer.
Quero ter que sonhar com o sol, limpar neve na maioria do tempo e sonhar com um país tropical, casinhas de sapé e um rio seco que quase se atravessa a pé.
Quero vir aqui e conhecer a amazonas, a malemolência baiana e os mineiros com sua vida matuta, quero descobrir as violas caipiras, queijo derretido, farofa de feijão verde com muita pimenta ...
Quer saber, hoje eu prefiro o Sena que é navegável o Tamisa que ate a Rainha festeja nele do que o Jequitinhonha que tem mais mercúrio do que H2O.
Na verdade vendo as fotos que uma amiga fez na Suíça, onde aquelas vaquinhas pastam suavemente diante de uma vista  daquelas, depois ouvem musica clássica pra ser ordenhada, dá  pra perceber, que ate bicho nasce com sorte.
O mesmo não posso dizer das pobres  vacas do norte de minas e do nordeste, as bichinhas tem que sobreviver naquela sequidão e morrem esturricadas, sem servir pra alimentar ninguém a não ser os urubus.
Falo assim porque  tem quem nasce com  sorte ou não, tem uma cachorra aqui perto de casa que o dono mora na rua e  ela apegada a ele também mora lá, já pariu nem sei quantos cachorros e pra conseguir que ele dê um é uma peleja, em compensação, Vida a cachorrinha de Gisele  Bündchen,  já nasceu virada pra lua e pro mundo, pois conheceu os melhores lugares viu e experimentou coisas, que muitos seres humanos nem no sonho teriam.

Por essas e outras se um dia eu tiver que nascer de novo, se não der pra vir como descrevi lá em cima,  prefiro ser vaca e  quero nascer na Suíça pra apreciar os Alpes e doer os olhos com o branco da neve...e no final, do meu leite fabricarem um chocolate desses que acabei de comer agora, uma delicia que derrete na boca ....       

Nenhum comentário:

Postar um comentário